Trepadeiras

Todos gostam de flores. E uma das plantas que mais dá flor durante o ano todo é a trepadeira. Ela existe de todos os tipos e formas e, em sua grande maioria, tem floração intensa e vibrante. O problema é que as pessoas acabam comprando estas plantas, mas não conseguem o efeito desejado.

Se sua intenção é cobrir muros ou paredes com o verde, o melhor recurso são as heras, que sobem nessas superfícies sem a ajuda do homem. Elas têm garras que se prendem às paredes e não soltam, a não ser que sejam retiradas. Estas, normalmente não dão flores e exigem muita manutenção.
Uma das heras mais comuns é a unha de gato, que sobe rapidamente, cobrindo tudo sem deixar falhas. Mas exige muita manutenção (podas), pois não para de crescer e jamais perde as folhas. Há também a hera canadense, cujas folhas lembram as da parreira. Mas além de perder todas as folhas no inverno, ela sobe em muros de forma desordenada e não fecha tudo de uma vez.
As trepadeiras, estas sim desejadas por suas flores, não sobem em paredes, muros ou pérgulas sozinhas. Precisam da mão humana para ser amarradas. Sempre lembrando a necessidade de ter um suporte que as mantenha onde você deseja.


Abaixo algumas variedades de trepadeiras e um rápido perfil de cada. Falaremos detalhadamente delas mais para frente.



- jasmim-estrela: branco e aromático

- jasmim-dos-poetas: muito aromático, com flores brancas e intensas

- congeia: dá flores rosas lindas, era a preferida de Burle Marx

- tumbérgia: dá flores roxas e brancas; parece uma praga, pois sobe em tudo e mais um pouco

- lágrima-de-Cristo: vermelha, intensa, linda e cheia

- sete-léguas: de rápido crescimento, dá muitas flores rosa

- madressilva: muito aromática e cheia

- flor-de-cera: dá flores brancas e aromáticas, com folhas duras. Gosta da meia sombra

- hipomeia - com pequenas, mas abundantes flores rosa e roxa

por Roberto Riscala