Uma forma bonita, econômica e diferente para colocar mais plantas na sua decoração é usando terrários.
A utilização de recipientes de diferentes formatos e tamanhos ou a sua combinação ajudam a incrementar e dão o toque exclusivo à sua criação.
Esta sugestão é para quem deseja ter um jardim, mas tem pouco tempo ou espaço para cultivá-lo.
Para ter um belo jardim em vidro será necessário um pouco de paciência, mas uma vez realizado este não exigirá mais tanto tempo e nem cuidados especiais já que não será necessário regas.
Garrafas de boca larga permitem maior facilidade no plantio das espécies.
Os verdadeiros jardins em vidro são hermeticamente fechados, portanto as plantas escolhidas devem ser aquelas que prosperam em atmosfera úmida e as espécies devem ter necessidades idênticas de umidade e calor bem como períodos de dormência simultâneos.
As espécies utilizadas devem ser anãs e prefira as folhagens ao invés das floríferas. Se optar pelas floríferas então escolha recipiente de boca larga de onde seja fácil retirar as flores murchas.
Vamos as etapas:
1- Recipientes. Estes podem ser de tamanhos e formas variáveis sendo que os de boca larga são ideais para plantas floríferas já que as pétalas murcham e precisam ser retiradas.
2- Com um funil derrame cascalho num garrafão limpo e seco. Acrescente carvão de lenha para que o composto não se torne ácido. A seguir acrescente o composto turfoso bem seco.
3- Faça um furo como no desenho, daí com uma vareta com aro na ponta coloque a planta. Se esta for encorpada, enrole-a em papel.
4- Com duas varetas coloque as raízes no buraco. Retire o papel que a envolve. Endireite a planta delicadamente.
5- Comprima o composto em volta do caule. Após plantar as espécies, examine a garrafa por todos os ângulos para conferir se há harmonia.
6- Após o plantio regue com um vaporizador. Se houver muita condensação nas paredes da garrafa, destampe para que a água evapore.
7- Depois de alguns meses, você terá um minúsculo jardim tropical. Se crescerem muito, substitua as plantas sem destruir a harmonia.
"O terrário é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural."
Jardins em garrafas ...
Os garrafões e garrafas de vidro transparentes, de gargalo estreito e de diferentes tamanhos, são recipientes muito bonitos para alojar uma grande variedade de plantas que se dão bem em ambientes húmidos. Quando a abertura é estreita, tornam-se necessárias ferramentas especiais e uma certa habilidade manual. Para não sujar a superfície interior do vidro, todo o material de drenagem e a mistura para vasos devem ser introduzidos na garrafa através de um funil ou de um tubo de cartão. São ainda necessárias ferramentas especiais, delgadas e de cabo comprido, que podem ser compradas ou construídas, prendendo com arame os utensílios adequados a varetas finas, resistentes e flexíveis. Para preparar uma garrafa para plantas, cubra o fundo com uma camada de 2,5cm de espessura de material de drenagem constituído por alguns pedaços de carvão e pequenos seixos. Por cima deite outra camada, esta de 5 a 10cm de espessura de mistura própria, neste caso contendo bastante areia para facilitar a drenagem e não estimular o crescimento das plantas. Duas partes de terra, duas partes de areia grossa e uma parte de terriço ou turfa formarão uma combinação apropriada para a maioria das plantas. Por razões óbvias, escolha plantas pequenas, de crescimento lento, e em seguida planeie a sua disposição antes de as colocar na garrafa.
O melhor processo consiste em começar por plantar junto ao vidro, avançando em seguida para o centro. Antes de introduzir as plantas na garrafa, retire das raízes toda a terra que puder e apare-as, se necessário. Uma vez plantados todos os espécimes, pode deixar cair seixos ou pedacinhos de vidro ou madeira sobre a superfície da mistura, a fim de obter um melhor efeito decorativo. Regue as plantas por aspersão com um pulverizador (atenção à rega - a terra deve ficar húmida e não encharcada). Rolhe a garrafa e coloque-a num local onde receba luz (mas não demasiado intensa). Exceptuando a necessidade de ocasionalmente ventilar e podar, o arranjo não exige quaisquer outros cuidados durante muitos meses.
Como cortar garrafas
Como muitas pessoas me têm perguntado se existe algum método "caseiro" de como cortar garrafas ou mesmo garrafões, aqui vai uma sugestão, que eu já experimentei e que resultou :
Materiais : uma garrafa ou garrafão, óleo queimado, um pedaço de ferro.
O óleo queimado, podem arranjá-lo numa estação de serviço, onde se muda o óleo dos automóveis. O ferro, em qualquer prédio em construção. Serve um pedaço de ferro de mais ou menos 50cm e que é usado no cimento armado.
Encher a garrafa com o óleo até à altura em que se pretende cortar. Entretanto, coloquem o ferro sobre a chama do fogão a gás para aquecê-lo ao rubro. Quando estiver em brasa, introduzir o ferro no óleo. A garrafa partir-se-à de imediato. Se não resultar à primeira tentativa, repitam a operação.
Não esquecer de limpar bem o interior da garrafa com um bom dissolvente, para não ficarem vestígios do óleo. E devem limar as arestas com uma lixa grossa ou uma lima fina, para evitar possíveis cortes.
E boa sorte!!!
Algumas idéias para inspirar a criação de terrários.